terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Espetacular - Melhor até agora Terry Lehary CEO da Tesco falando de liderança - começou e tem 10 lições para nos dar muito simples e boas

Os caras viraram a mesa em alguns anos de pior varejista dos melhores para o melhor longe.

Como?

10 lições de gestão e liderança

1. Ache a verdade - qual é o verdadeiro problema? onde você está? Pesquisa é história, retrovisor. Nem sempre funciona. Psicologia aparece aí. Mudar é difícil então você nega a mudança. Difícil descobrir a verdade. Melhor lugar para saber a verdade é falar com o consumidor. Pessoalmente. Eles vão dizer o que é bom e o que é ruim sobre a sua loja.

2. Metas audaciosas - Elas podem integrar a organização. Liverpool esteve mal no começo do século XX. Horizontes cinzas. Agora é a mais rápida em crescimento depois de metas audaciosas. Machester Univesity fez um plano de 15 anos em 5 passou de 120 para 48 melhor universidade. Metas da Tesco Ser número um no UK. Tão forte em não alimento como em alimento. Inventar serviços no varejo, se tornar líder no varejo mundial.

3. Visão, valores e cultura - criar benefício para o consumidor. Pequenas melhorias. Articular os valores era fundamental. Perguntaram a todos quais eram os valores da Tesco e o que eles achavam que deveria ser. Aí, as conclusões se tornaram os valores da Tesco.

4. Siga o consumidor - ficar perto dele é a única maneira de sentir para onde ele vai e ficar de prontidão para ir para onde ele vai. Rapidamente. Não necessariamente invenções e inovações. Tesco Express é uma loja de conveniência da Tesco e faz isso. Vai pra onde o consumidor vai. Nos Estador Unidos eles construíram a Fresh and Easy. Loja barata de vizinhança e vende comida fresca.

5. A roda gigante das prioridades - Cliente, comunidade, operações, gente e finanças. Todos sabem o que fazer para contribuir e como fazer todo dia de manhã.

6. Gente, processos e sistemas - como trabalhar é a coisa mais importante da empresa. Processos não escritos complicam a coisa. Sistemas vão mal porque os processos vão mal. Os 3 tópicos são fundamentais e têm que andar juntos.

7. Pensamento limpo e simples - Lean Thinking - A Máquina que muda o mundo fala sobre o sistema de fabricação da Toyota. Carros japoneses estavam com medo de Detroit. Como poderiam mudar? Acabar com as discontinuidades e falta de integração seria tudo. Lean tudo é fundamental. Enxuto. Magro no bom sentido. Todos os problemas têm que ser equacionados e resolvidos. 8 em cada 100 problemas não resolvidos viraram 2 em cada 100. Muda de ou para e. Dá pra fazer melhor e barato com lean thinking.

8. Competição é boa, faz bem - Ninguém gosta de gente que rouba Clientes dele. Mas elas são boas. E podem ensinar muito. Não olhem para fraquezas deles. Olhe para as forças. Copiar é de graça.

9. Simple ganha de complexo - Multi tudo é difícil. Mas desenvolvendo uma cultura de simplicidade pode ajudar e muito. Cultura de tomada de decisão tem que ser como isso pode ser melhor para o consumidor? Conceito então é melhor para o consumidor, mais barato e simples.

10. Liderança - Liderança te leva mais rápido onde você pode ir. O que você consegue que outras pessoas façam? Como fazer confiança fluir na organização

Seis vetores de Crescimento

O mundo não mudou fundamentalmente.

Todo mundo quer as coisas boas de uma vida boa.

O que faz a gente crescer?

1. Confiança - eles vão atrás das marcas nas quais eles acreditam. Confiança gera confiança.

2. Informação - Clientes sabem mais sobre os nossos negócios do que nós sabemos sobre os nossos Clientes. Aí é importante porque estabelece confiança.

3. Saúde - Todo mundo quer viver pra sempre. Produtos que promovam saúde são vetores maravilhosos de crescimento.

4. Conveniência - seja bom para o seu Cliente economizando o tempo dele.

5. Simplicidade - no negócio e para os Clientes. Pessoas não querem mais produtos, querem problemas resolvidos. Eles adotam quem resolve os problemas para eles.

6. Mudança de clima - vai motivar muita gente a comprar de você.

Posted via email from edsaiani's posterous

Um comentário:

  1. Ficar aqui na minha sala acompanhando o Big Show através dos seus olhos, ouvidos e dedos é muito legal! Parabéns pela cobertura em tempo real. Lógico que melhor seria estar aí sentado do seu lado. Um Forte Abraço. Sergio Paiva.

    ResponderExcluir