Já já a gente vai pro NRF – Big Show com o grupo da Brasil Varejo. De novo. NRF é National Retail Federation – Federação Nacional do Comércio Americano.
Se quiser ver o que evoluiu no varejo nas últimas décadas entre em Des-equalizador 2010. Nesse ano uma coisa vai acontecer: as tendências de varejo dos Estados Unidos e Europa serão diferentes das do Brasil. Lá, a crise ainda está vigente. No Brasil o clima é de crescimento. Sem medo.
Na minha visão, as tendências do varejo em 2010 serão muito parecidas com as de 2009.
A crise, obviamente acelerou a velocidade de implantação de algumas delas.
Como a gente faz todos os anos, falamos das tendências que mais ajudam a atrair e manter gente feliz comprando da gente. E preferindo. E recomendando. E elogiando.
Os fatores críticos de competência que analisamos são:
Comunicação fora da loja
Garantias e promessas
Produtos e serviços
Comunicação dentro da loja
Atendimento
Sem ficar enrolando para mim, as tendências para 2010 são:
Comunicação fora da loja
TODOS OS CANAIS
Lembra quando o medo que a gente tinha era que o Cliente “zapeasse” o controle remoto e não assistisse à propaganda que tínhamos colocado na televisão? Velhos tempos. Hoje ele nem assiste televisão. Ele navega nos novos canais, aqueles que, por enquanto, não têm nada a ver com televisão. Não dá mais para ficar nessa de me engana que eu gosto. O Cliente quer encontrar a nossa marca onde ele quer encontrar e não onde disponibilizamos. A internet não é mais apenas parte da nossa vida, ela é o meio principal por onde nossa vida anda. Pelo menos para consumidores ativos. A geração Y vem aí. Vem aí? Já está aí. Decidindo o que as famílias compram com sua opinião forte e influenciadora. Se você não percebeu ou não tem energia para o tsunami que vem aí comece pequeno. Contrate um mpms. Maluco Por Mídia Social. Nem precisa dar muito dinheiro para ele. É só liberar e deixá-lo arriscar fazendo coisas nos blogs, facebooks, twitters, linkedin, youtubes da vida. Se você não tiver uma pessoa assim na empresa pode ser que você nem se anime a começar. E se você pensa que isso é o suficiente, comece a pensar pequeno. Não, não é querer que você diminua de tamanho não. É pensar que o Cliente vai cada vez mais entrar na telinha do celular dele para pesquisar, comprar, elogiar, recomendar o que ele comprou ou vai comprar. Vale tudo. O que não vale é não começar. Não dá para esconder que se você entrar nessa história de todos os canais, logística é fundamental. Usar o estoque da loja para entregar a internet e o estoque do centro de distribuição para entregar em casa, ou pedir para o Cliente que comprou na internet pegar o produto na loja vai ser coisa da rotina de qualquer negócio.
Garantias e promessas
GREEN CARD
A crise, infelizmente, desacelerou o segundo tsunami, a do mundo virar verde antes que a coisa fique definitivamente preta. Mas a gente pode fazer a nossa parte. Alguma coisa. Green card é a maneira que encontrei para incentivar as empresas a entrarem na onda verde. Green card, muita gente sabe, é o passe para viver nos Estados Unidos. Objeto de desejo de muita gente. Mas que não garante que ninguém vá enriquecer. O conselho aqui é que você faça alguma coisa verde para ganhar o passe para entrar no coração do Cliente. Que nem está tão propenso a pagar mais por alguma coisa sustentável, mas que reconhece e admira quando vê. Então vá devagar, homeopaticamente. Mas comece com alguma coisa já. E deixe o seu Cliente saber. Sem ficar alardeando que você é uma marca social. Menos… é mais.
Produtos e Serviços
TRANSFORMIDOR
Quando a gente começou essa história de trabalhar com serviços deu muito trabalho explicar para nossos Clientes contratantes que serviços eram feitos pelo Cliente. Hoje a vida acelerou e quem achava difícil o Cliente se meter em serviços vai ter que se adaptar ou tirar proveito do Cliente querer se meter em produtos. Mais e mais o Cliente deixou de apenas fazer download das prateleiras e quer colocar sua criatividade, necessidades e desejos em upload. Influenciar mesmo no que ele vai consumir. Simples como alfaiataria. Sob medida. Difícil em tempos de massa. Fabricação em massa. Mas as linhas de produção terão que se adaptar ao que o Cliente, não um segmento ou uma tribo, mas cada Cliente quer. Em cada momento.
Comunicação da loja para dentro
LOJA MUTANTE
Lá vem a internet de novo. O Cliente entra na “home” da página de notícias preferida. E daqui a 10 minutos entra de novo. Se nada mudou ele grita para dentro da alma: frouxos! Porque a internet criou essa possibilidade da mudança acontecer a cada segundo. E o Cliente extrapola esse modelo de velocidade de mudança para a loja. Se a loja não mudar pelo menos todo dia ele nos acusa de frouxos. Loucura? Não! Apenas a cabeça de quem aprendeu a mudar rapidamente. E nos exige o mesmo. Que fazer? Eventos, todos os dias. E esquecer os dogmas de arquitetura durável. Transformar tudo em cenário. Descartável. Se a moda agora traz produtos novos à loja não mais a cada estação mas a cada semana que a loja mude com muita freqüência também. Cor, textura, forma, arrumação. Não é só a vitrine. É a loja toda. Mudar para sobreviver, camaleonicamente.
Atendimento
ECOLOGIA EMPRESARIAL
Nesse mundo onde os fatores de sucesso sustentável de uma marca são os mesmos que estão em ameaça de desaparecer do mundo, só resta. Nas organizações, a pergunta que não quer calar é: – O que é mais importante para o sucesso sustentável de uma marca?
A resposta não é muito difícil de se descobrir:
- Conceitos e execução de negócios que ninguém copia
- Equipe comprometida, motivada, integrada e que quer ficar um bom tempo na mesma empresa
- Cliente que não quer mudar de marca
Não se precisa gastar muito tempo em pesquisa para se constatar os 3 eventos mais perecíveis no mercado hoje em dia? Os mesmos. Com esse dilema posto, como faço para conseguir eliminar a perecibilidade e construir sustentabilidade? Nossa sugestão forte, na verdade convicta é ecologia empresarial. Ecologia empresarial faz as pessoas se integrarem e lutarem em conjunto para sobreviver e evoluir. Com causas inspiradoras ao invés de missões impositivas, com foco do Cliente ao invés de do acionista. E com gente tratando bem gente que trata bem gente que trata bem gente que trata bem o Cliente. Cada vez mais raro. Cada vez mais escasso. Cada vez mais importante.
Mestre !!! Perfeito !!! Acabo de mandar para minha ex-equipe do Habibs mas sempre amigos. Todo varejo tem de estar em movimento constante. Sempre preguei que TODOS OS DIAS tinhamos que ter uma novidade, um evento, um diferencial. Graças a Deus eles entenderam. Deu Certo. Muito bacana. Obrigado por mais esse "salmo". Fica bem e aproveita a "festa".
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