terça-feira, 12 de janeiro de 2010

2o. dia do NRF - sustentabilidade, redes sociais, racionalização do sortimento, foco do cliente e atendimento veja como aplicar

No segundo dia, o pessoal daqui falou disso aí em cima.

Pra confirmar o primeiro.

Eu falo que sustentabilidade é que nem o green card. Pra entrar nos Estados Unidos tem que ter, mas não garante que alguém vá ficar rico por isso.

Sustentabilidade é ticket de entrada para jogar no varejo. Alguma coisa você tem que fazer. Quanto mais fizer, mais vai aprender. E mais vai se entusiasmar a fazer.

Redes sociais e não tecnologia são a bola da vez. Você tem que ter alguém na sua empresa que as entenda para que possa fazer acontecer. Não precisa ter muito dinheiro, afinal, aqui você não precisa comprar tecnologia. Ela está disponível para todos. Quem usar melhor vai sair na frente. E contratar alguém que seja muito fã disso ajuda muito a começar e se desenvolver.

Racionalização do sortimento é vital. Aumentar o giro, fazer com que o Cliente encontre o que precisa com mais facilidade é sobrevivência. Isso tem muito a ver com o foco do seu negócio. Seu Cliente vai escolher muito mais e ele não pode ficar confuso com relação ao que você vende. A sua proposta tem que ser clara e simples. Você tem que ser muito bom para os seus escolhidos.

Foco do Cliente é coisa mais que batida mas como todo mundo sabe as empresas falam mais do que praticam essas coisas. Estar do lado do Cliente quando ele compra, usa, recomenda e tentar inspirar elogios é a coisa mais importante que qualquer empresa pode fazer. Os pequenos com donos com barriga no balcão às vezes não fazem. Quando fazem, como a Amparo de quem eu já falei aqui - que é dona do Delírio Tropical rede de alimentação no Rio de Janeiro, seu negócio mantém reputação alta e pode cobrar por isso sempre. No caso do Delírio por 27 anos.

Atendimento é importante demais. Segundo os gringos e até segundo alguns brasileiros estão percebendo aqui. Que felicidade. A gente já sabe e desenvolveu um processo muito profundo de conseguir que a sua empresa se uma para entregar AIDDU Atendimento Incrivelmente Diferente Do Usual. A empresa tem que praticar ecologia empresarial para conseguir isso consistentemente. Não é fácil. Ontem fomos a um restaurante chamado Gema que tem isso aqui. É novo, junto com um hotel maravilhoso. Mas tem. Parabéns demais. Se você quiser ter, fale com a gente.

Posted via email from edsaiani's posterous

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