terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Atendimento ruim gera prejuízo anual de US$ 338,5 bilhões às empresas

Já tinha saído por aí, meu amigo Carlos Rocha já tinha me enviado, o Fred já tinha twittado mas vale a pena repetir. Contribuição do Octávio Pitaluga


Por Redação do IDG Now!


Publicada em 18 de dezembro de 2009 às 07h00

De acordo com pesquisa, entre os setores mais afetados estão as operadoras de TV a cabo e via satélite, empresas de telecomunicação.

Que o mau atendimento ao consumidor resulta em prejuízo para as empresas era de se esperar. Mas uma pesquisa produzida por uma empresa americana transformou essa insatisfação em números: somadas, as perdas em um ano chegam a 338,5 bilhões de dólares.

O levantamento realizado pela Genesis, companhia do grupo Alcatel-Lucent, englobou 16 países, incluindo Estados Unidos, França, Alemanha e Inglaterra. Da América Latina participaram apenas Brasil e México. Rússia, Índia e China também foram sondados.

As perdas são definidas como uma operação que é desviada a um concorrente por mau atendimento ou a perda completa da transação. O primeiro caso corresponde a 63% das situações e o segundo, 37%.

TV a cabo e telecomunicações
De acordo com os dados, os setores mais afetados pelo mau atendimento são os serviços financeiros, as operadoras de TV a cabo e via satélite, e as empresas de telecomunicação.

No ranking dos países mais prejudicados pelo mau atendimento, os Estados Unidos lideram, com perdas superiores a 80 bilhões de dólares por ano, seguido por China, Brasil e México, todos com prejuízos próximos a 40 bilhões por ano.

Quando os dados são agrupados por ramo de atuação, os serviços financeiros se destacam, com mais de 44 bilhões de dólares por ano em receita perdida. Operadoras de telefonia fixa e de celular também apresentaram perdas significativas, de 33 bilhões de dólares e 36 bilhões de dólares, respectivamente.

A pesquisa ouviu 8.800 consumidores, com pelo menos 500 de cada país, de todas as idades e grupos socioeconômicos.

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