sexta-feira, 12 de junho de 2009

O velho jornal está moribundo... mas tem gente fazendo respiração boca a boca

Jornal antigamente ficava velho no dia seguinte. De uns tempos pra cá já chega em casa cheirando a mofo. Ainda mais quando quem vai ler está sem fazer nada. A televisão já obsolescia o periódico e agora os meios que eu insisto em chamar de divergentes aceleram a obsolescência.

Chamo de divergentes porque o leitor ou o cliente é divergente. Ele não quer limitações. Quer flexibilidade. Quer acessar onde, quando, como e se quiser. Twitter, rss, twitberry, sei lá...

Soluções para o moribundo jornal? Tem gente tentando. Paliativos. Mas bonitos e impressionantes de se ver. Não tenho certeza de que a solução que vi outro dia, trazida pelo Gustavo, um dos meus filhos designers, vai funcionar. Mas que é impressionantemente inovadora ah isso é.

Um cara - Jacek Utko - tirou o mero pb da capa e começou a fazer coisas que só designers bons fazem. Ele apresenta o resultado numa palestra curtinha do TED, site que mostra apresentações de caras que mudam o mundo na sua área. Abaixo uma amostra de capa de jornal que o cara faz.

pb03_03pb03_18

Clique, veja, use e abuse.

4 comentários:

  1. A página do jornal é muito atraente, ms o design do teu nome ficou chiquerésimo!
    Abreijos
    Cassia

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, e nós que focamos no varejo somos levados a pensar em como não deixar o nosso atendimento obsoleto com o tempo,com o cliente nos vendo PB.É hora do comércio reformar a nossa "capa" de atendimento para atrair o cliente,e após isso encanta-lo!

    ResponderExcluir
  3. pior é que fui eu que fiz...
    com ajuda da Mariana.
    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Junio
    eles investem em atrair um monte.
    em manter, quase nada.
    e passam para crm antes de pensar em atendimento.
    ledo engano.
    abraço

    ResponderExcluir