terça-feira, 16 de março de 2010

O segredo para ter funcionários felizes - Matéria de Jay Goltz

Cerca de 10 anos atrás eu estava na minha festa anual dos feriados, e minha sobrinha tinha chegado com seu namorado recém-formado no MBA. Quando ele olhou ao redor da sala, ele observou que meus empregados pareciam felizes. Eu disse a ele que eu também achava que eles estavam.

Então, a fim de levar seu novo diploma para um test drive, eu  o perguntei como ele achava que eu fiz isso. "Tenho certeza de que você os trata bem", respondeu ele.

"Essa é metade da resposta," eu disse. "Você sabe qual é a outra metade?"

Ele não sabia a resposta, e nem muitas outras pessoas a quem  contei esta história. Então, qual é a resposta? Eu despedi as pessoas que estavam infelizes. Todos costumam rir neste momento. Eu queria que eu estivesse brincando.

Mas não estou. Eu aprendi do jeito mais demorado, difícil e frustrante que, como administrador, você não pode fazer todos felizes. Você pode tentar, você pode ouvir, você pode resolver alguns problemas, você pode tentar um pouco mais. A boa gestão exige treinamento, aconselhamento e paciência, mas chega um ponto em que você está roubando seu precioso tempo e energia do negócio.

Não me interpretem mal. Isso não acontece muito. Não há alegria no ato de demitir alguém. E não é sempre culpa do funcionário - há muitos chefes ruins por aí. Má gestão pode fazer um bom empregado se tornar um mau funcionário. Por outro lado, uma boa gestão nem sempre vai transformar um empregado disfuncional em um bom funcionário. E, às vezes, pessoas que seriam grandes funcionários em outro lugar, simplesmente não se encaixam a sua empresa, seja pelo tipo de negócio ou pela cultura da empresa.

No pior dos casos, um problema de desajuste pode ter um impacto maior do que o apenas o desempenho de um funcionário. Estar no comando não significa necessariamente que você está no controle, e estar no controle não significa, necessariamente, estar no comando. Você já viu uma empresa ou departamento paralisado por alguém que está infeliz e quer levar reféns? É notável quanto dano uma pessoa pode fazer. Se você ainda não viu, sugiro que você assistir "The Caine Mutiny." Basicamente, um indivíduo afunda o navio. Ele estava infeliz. E só precisou de um.

Esta é apenas a minha opinião. Eu não tenho um doutorado, um MBA, ou mesmo graduação em economia. O que eu tenho é uma empresa feliz. E isso me faz feliz. Agora eu sei que o argumento de algumas pessoas de que uma empresa tem que ganhar dinheiro, e nem todos tem de estar feliz, é também uma opinião. Toda pessoa tem direito à sua opinião. Quando você possui uma empresa, você também tem o direito de cercar-se com as pessoas que você escolhe.

Eu passei o último ano e meio, focando na redução de custos, em descobrir como o mercado mudou, e se preocupar com a economia. As coisas parecem estar melhorando, ou talvez eu apenas esteja me acostumando a elas.

De qualquer maneira, eu tive um bom dia hoje. Não é porque eu tenho um grande pedido, grandes relatórios financeiros ou mesmo um funcionário me parando para me dizer que chefe maravilhoso eu sou. (O que geralmente não acontece. Você tem que dizer a si mesmo. É uma coisa de patrão.) Eu tive um ótimo dia, porque eu passei a maior parte dele andando pela empresa e valorizando o fato de que, mesmo após um ano e meio de vendas fracas, cortes e folgas, eu tenho pessoas maravilhosas que trabalham para mim. Eles se importam. Eles estão empenhados. Eles entendem todo o tripé cliente-pessoal-empresa, onde todos os pés apóiam uns aos outros.

Se você costuma ler livros de grandes empresas, elas normalmente deixam de fora um pequeno segredo sujo. Isso não faz boas relações públicas - como falar sobre como você "capacita as pessoas" ou como seu "maior ativo" são seus funcionários. Todos esses bem desgastados clichês são verdadeiros. Mas o que também é verdade o quanto é difícil construir uma grande empresa com as pessoas erradas.

Quando você tem as pessoas certas, o negócio é muito mais fácil. Eu sei porque eu tentei as duas coisas.

Fonte: http://boss.blogs.nytimes.com/2010/03/09/the-secret-to-having-happy-employees/?hp

Nenhum comentário:

Postar um comentário