quarta-feira, 27 de outubro de 2010

WRC dia 3 parte 1

Desculpem a frieza matinal. Mas a sensação de tempo perdido ta dura.

Eu sempre venho pra esses congressos doido pra aprender um monte.

E de cabeça aberta.

E nesses tempos de web, tentando passar on-line as coisas pra vocês.

Claro que sempre tem um ou dois insights.

Claro que sempre tem a confirmação de coisas que a gente já pesquisou em visitas anteriores a outros países ou viu na internet.

Mas o formato dos painéis daqui é frustrante.

As palestras idem.

Fora o CEO do Bloomingdale’s, o cara da Leo Burnett, a moça da IBM e o Peter do Gallup tudo foi muito superficial.

Demais.

Ops. Mas 4 palestras boas já é um achado. Sim mas pensa em 4 boas versus 50 mais ou menos ou menos...

O Luiz Antonio tem razão quando diz – reforço – que painel com muita gente não presta.

Nem a palestra com o cara do Crate & Barrel - de quem eu esperava muito – gerou coisas importantes.

A mulher do Burberry fez um ego trip duro de engolir.

Pena...

Pena...

Mas vamos aqui garimpando o dia...

Getting consumers consuming again: how retail can boost economic recovery and restore trust

As national economies experience slow or flat growth, they become under pressure to reduce levels of debt, and getting consumers to start buying again is one of the best ways of achieving this. What role can retailers play in this and what pan-industry initiatives could be developed to deliver managed consumption which feeds through economies to manufacturers?

Session chairman: Arvind Singhal, Chairman, Technopak

Panellists:

Kumar Rajagopalan, CEO, Retailers Association of India

Gao Shulin, Executive Deputy Manager, Rainbow Department Store Co Ltd

Richard Simonin, Former CEO, Etam

Matthew Shay, CEO, National Retail Federation

O moço da China começou a falar… ele não quer nem saber... nem espera o tradutor...

Alguma recuperação da confiança do consumidor.

E a economia está se recuperando rapidamente.

Varejo voltou aos níveis precrise.

Uma grande mudança.

Vendas pela internet crescendo muito. Conveniente.

2005 > 2010 dobrou na China.

Menos competição de preço.

Melhorando o lucro e o nível de serviços.

O cara traduzindo suspirou.

Acho que cansou.

Lojas de departamento estão crescendo rapidamente.

Segmentação começando a acontecer e começam a pipocar shopping centers.

Crescimento do número de marcas.

Muitas marcas de luxo chegando.

Lojas de departamento se fundindo com supermercados.

Mais e mais gente nas áreas urbanas.

Cidades médias e pequenas também crescendo permitindo expansão em nível 2.

As lojas de departamentos vão passar por fusões e aquisições já já.

Private labels vão crescer. Em Berlin 68% de marcas próprias. Na China muito pouco mas com grande potencial pela valorização do Cliente pelas marcas das lojas de departamentos.

O crescimento vai ser enorme.

Eles vão liderar o crescimento e a inovação na China.

Ao invés de ir ao painel o cara foi sentar na plateia.

Agora o presidente novo da NRF, o da esquerda.

Ta falando que vai mudar tudo lá... claro, entrou agora, quer mudar tudo.

Diz que eles fazem muitas pesquisas de consumo e vai começar a fazer de macroeconomia. Claro, depois da crise... antes era só consumo... agora é se vai ter dinheiro ou não...

Previsão de vendas de natal... crescimento previsto 2,5%

2009 versus 2008  foi + 0,4%

2008 versus 2007 foi – 4%

Muito abaixo da média de 10 anos. Mas realista.

Mais da pesquisa

Valor agora é qualidade do produto e do atendimento e serviços oferecidos

Um pouco da mudança é essa porque em 2008 e 9 os caras estavam querendo preço, preço e preço.

Agora CEO da Índia.

Não tem tradução simultânea.

Ferrou.

Duro de entender.

Há recessão lá.

Varejo na Índia – todo mundo investindo achando que se faz dinheiro rapidamente e ficando frustrado porque isso não ocorre. Óóóó.

Agora tem um certo otimismo.

Calmo mas tem.

Espero que o v não se torne um w.

Que não haja uma queda forte.

Agora Europa

A coisa não está tão fácil assim.

Falta de confiança no longo prazo é lei.

A confiança não voltou.

Parou a recessão mas não há crescimento.

Europa não é um só país. Há várias realidades.

No Norte da Europa tudo anda bem. Por causa da governança e do cuidado que tomaram.

Alemanha é um mistério. Fundamentos da economia muito bem. Mas confiança do consumidor não está tão bem.

Grandes desafios em duas categorias:

UK, Irlanda, Espanha... tomaram medidas econômicas fortes e estão restaurando confiança

França e Itália esperando o que vai acontecer na Comunidade Europeia.

Custo do estado está alto. E dificulta a confiança do consumidor.

Europa Oriental

Algum crescimento econômico e com potencial para varejo.

Learning lessons from a power brand

The World Retail Congress is delighted to welcome one of Germany’s greatest power brands who will reveal how they stay close to their customers, how they place innovation at the heart of the brand and how they continue to maintain their exclusivity and premium positioning to meet the challenges of political, social and customer acceptance.

Keynote presentation by:

Dr Sandra Krommes, Head of Mobility and Environment, Corporate Strategy & Planning, Environment, BMW Group

O logo da BMW é um rotor de avião girando num céu azul. Kkkkkkkkkkkkkk nunca imaginaria isso...

Rolls-Royce, Mini e BMW são as marcas.

Rover já foi da marca mas não era compatível e foi...

Mini ficou...

O jeito deles mostrarem o portfólio é o meu sonho. Fiz isso na Nacional Seguros. E sugeri na Castrol.

Muito engraçado eles falarem de mobilidade.

Pra todo mundo mobilidade é mobile.

Pra eles é deslocamento sobre rodas.

Muitos desafios...

Falta de recursos

Mudança de exigência dos valores do consumidor

Megacidades metade da população mundial vai viver em grandes cidades... na Ásia ninguém quer um carro...

Regulação apertada da categoria

Sustentabilidade vai ser o valor mais Premium em um futuro breve...

Tem trabalhado e conseguido resultados em ajudar a economizar combustível e aumentar performance...

Mini e eles são a melhor performance/consumo comparado com os concorrentes...

Eles são os líderes em auto Premium.

Como vai ser o futuro da companhia?

Motores? Tecnologia de combustível?

Projeto i – o carro do futuro...

Chassi feito de alumínio

Carroceria de fibra de carbono.

Pra compensar o peso da bateria.

O tempinho de fazer foguete no IAE em 78 e 79.

Conectividade pra eles também é importante...

Urbanização vai levar a outras sinapses de gente pra cá e pra lá...

Como conectar os vários meios de transporte que vão existir?

Eles estão pensando nisso...

Retail innovation showcase: trends and case studies

A special presentation drawn from the annual study of retail innovation by the business alliance Ebeltoft.

Presented by

Fabrizio Valente, Chairman, Kiki Lab , Italy & Founder Member, Ebeltoft

Panellists:

Paolo Lucchetta, Founder, Retail Design

Oscar Farinetti, Founder & Creator, Eataly

Gianni Baylo, Senior Vice President & Art Director National Geographic Stores

Francesco Pietrangeli, Marketing Manager, Pirelli Tyre

Tendências em inovação

Price is hot

Groupon

A oferta só vale se tiver um número mínimo de compradores

Quem ta interessado agita o grupo de amigos pedindo para todo mundo comprar

A oferta fica localizada num local – a tal da Glocalização

Groupon tem 10 milhões de seguidores

Yahoo ofereceu 3 bi para comprá-los

High quality, low snobbery

Menos gente quer mostrar luxo, mas quer qualidade e experiência, mas nada de luxo, coisa leve...

Recipease

Jamie, o chef

Inovação difícil de definir

Pode-se comprar comida preparada, coisas da cozinha,

Pro-client efficiency

Tempo é crucial

Ser simples e claro é tudo

Apo.take Germany

Farmácia de desconto todo dia

OTC

Eles têm folhetos sobre os remédios

Laxomat Sweden

Restaurante self-service que você pode pegar quando quiser

Liquid Retail

Ser flexível é tudo

Deixa o Cliente comprar do jeito que ele quer

Casino Group Chez Jean

Food

Newspaper

Fast or slow experience

Filhote menor Hubiz

Glocalism

Identidade global com sotaque local

Alma local

Havaianas no Brasil

Flagship teve que reforçar a cara brasileira então fizeram uma feira dentro da loja

E, claro, o piercing de Havaianas

Greentailing

Must do

Sustentabilidade é urgente

Acabou a história de um dia o mundo vai acabar

Office Depot

3000 green sku – 10%

Cada categoria de produto tem produto sustentável Green

Tudo certificado LEED

Todas as lojas novas terão esse formato Green

Spazio Ambasciatory

Librerie.coop + Eataly – primeiro caso

Replicar atmosfera é tudo...

Harmonia com os Clientes, fornecedores, é tudo

Sustentabilidade

Responsabilidade

Compartilhamento

Origem é fundamental tanto quanto preparação

Eataly produtos simples e bem preparados que educa o Cliente sobre a história da comida

Educar os funcionários é tudo

2 orgasmos: comer e transar

O terceiro é cultura

Transar não podemos cuidar, cuidamos dos outros dois

Paolo Lucchetta Retail Design

O arquiteto da loja acima

National Geographic loja

Gianni Baylo

Eles têm a licença da marca para lojas.

Vivem desde 1888

Inspirar o povo a cuidar do planeta

Só vendem móveis velhos porque novos em 5 anos têm que ser mudados.

Velhos já são velhos.

Agora Pirelli – pneus para motos...

Pneu para moto é uma coisa muito importante para o motociclista

Mas a gente se preocupa com mudar pneu etc?

Ele fez uma loja maravilhosa para troca de pneus. Diablo Rosso.

Mostrou fotos e que tais.

Posted via email from edsaiani's posterous

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