Desculpem a frieza matinal. Mas a sensação de tempo perdido ta dura.
Eu sempre venho pra esses congressos doido pra aprender um monte.
E de cabeça aberta.
E nesses tempos de web, tentando passar on-line as coisas pra vocês.
Claro que sempre tem um ou dois insights.
Claro que sempre tem a confirmação de coisas que a gente já pesquisou em visitas anteriores a outros países ou viu na internet.
Mas o formato dos painéis daqui é frustrante.
As palestras idem.
Fora o CEO do Bloomingdale’s, o cara da Leo Burnett, a moça da IBM e o Peter do Gallup tudo foi muito superficial.
Demais.
Ops. Mas 4 palestras boas já é um achado. Sim mas pensa em 4 boas versus 50 mais ou menos ou menos...
O Luiz Antonio tem razão quando diz – reforço – que painel com muita gente não presta.
Nem a palestra com o cara do Crate & Barrel - de quem eu esperava muito – gerou coisas importantes.
A mulher do Burberry fez um ego trip duro de engolir.
Pena...
Pena...
Mas vamos aqui garimpando o dia...
Getting consumers consuming again: how retail can boost economic recovery and restore trust
As national economies experience slow or flat growth, they become under pressure to reduce levels of debt, and getting consumers to start buying again is one of the best ways of achieving this. What role can retailers play in this and what pan-industry initiatives could be developed to deliver managed consumption which feeds through economies to manufacturers?
Session chairman: Arvind Singhal, Chairman, Technopak
Panellists:
Kumar Rajagopalan, CEO, Retailers Association of India
Gao Shulin, Executive Deputy Manager, Rainbow Department Store Co Ltd
Richard Simonin, Former CEO, Etam
Matthew Shay, CEO, National Retail Federation
O moço da China começou a falar… ele não quer nem saber... nem espera o tradutor...
Alguma recuperação da confiança do consumidor.
E a economia está se recuperando rapidamente.
Varejo voltou aos níveis precrise.
Uma grande mudança.
Vendas pela internet crescendo muito. Conveniente.
2005 > 2010 dobrou na China.
Menos competição de preço.
Melhorando o lucro e o nível de serviços.
O cara traduzindo suspirou.
Acho que cansou.
Lojas de departamento estão crescendo rapidamente.
Segmentação começando a acontecer e começam a pipocar shopping centers.
Crescimento do número de marcas.
Muitas marcas de luxo chegando.
Lojas de departamento se fundindo com supermercados.
Mais e mais gente nas áreas urbanas.
Cidades médias e pequenas também crescendo permitindo expansão em nível 2.
As lojas de departamentos vão passar por fusões e aquisições já já.
Private labels vão crescer. Em Berlin 68% de marcas próprias. Na China muito pouco mas com grande potencial pela valorização do Cliente pelas marcas das lojas de departamentos.
O crescimento vai ser enorme.
Eles vão liderar o crescimento e a inovação na China.
Ao invés de ir ao painel o cara foi sentar na plateia.
Agora o presidente novo da NRF, o da esquerda.
Ta falando que vai mudar tudo lá... claro, entrou agora, quer mudar tudo.
Diz que eles fazem muitas pesquisas de consumo e vai começar a fazer de macroeconomia. Claro, depois da crise... antes era só consumo... agora é se vai ter dinheiro ou não...
Previsão de vendas de natal... crescimento previsto 2,5%
2009 versus 2008 foi + 0,4%
2008 versus 2007 foi – 4%
Muito abaixo da média de 10 anos. Mas realista.
Mais da pesquisa
Valor agora é qualidade do produto e do atendimento e serviços oferecidos
Um pouco da mudança é essa porque em 2008 e 9 os caras estavam querendo preço, preço e preço.
Agora CEO da Índia.
Não tem tradução simultânea.
Ferrou.
Duro de entender.
Há recessão lá.
Varejo na Índia – todo mundo investindo achando que se faz dinheiro rapidamente e ficando frustrado porque isso não ocorre. Óóóó.
Agora tem um certo otimismo.
Calmo mas tem.
Espero que o v não se torne um w.
Que não haja uma queda forte.
Agora Europa
A coisa não está tão fácil assim.
Falta de confiança no longo prazo é lei.
A confiança não voltou.
Parou a recessão mas não há crescimento.
Europa não é um só país. Há várias realidades.
No Norte da Europa tudo anda bem. Por causa da governança e do cuidado que tomaram.
Alemanha é um mistério. Fundamentos da economia muito bem. Mas confiança do consumidor não está tão bem.
Grandes desafios em duas categorias:
UK, Irlanda, Espanha... tomaram medidas econômicas fortes e estão restaurando confiança
França e Itália esperando o que vai acontecer na Comunidade Europeia.
Custo do estado está alto. E dificulta a confiança do consumidor.
Europa Oriental
Algum crescimento econômico e com potencial para varejo.
Learning lessons from a power brand
The World Retail Congress is delighted to welcome one of Germany’s greatest power brands who will reveal how they stay close to their customers, how they place innovation at the heart of the brand and how they continue to maintain their exclusivity and premium positioning to meet the challenges of political, social and customer acceptance.
Keynote presentation by:
Dr Sandra Krommes, Head of Mobility and Environment, Corporate Strategy & Planning, Environment, BMW Group
O logo da BMW é um rotor de avião girando num céu azul. Kkkkkkkkkkkkkk nunca imaginaria isso...
Rolls-Royce, Mini e BMW são as marcas.
Rover já foi da marca mas não era compatível e foi...
Mini ficou...
O jeito deles mostrarem o portfólio é o meu sonho. Fiz isso na Nacional Seguros. E sugeri na Castrol.
Muito engraçado eles falarem de mobilidade.
Pra todo mundo mobilidade é mobile.
Pra eles é deslocamento sobre rodas.
Muitos desafios...
Falta de recursos
Mudança de exigência dos valores do consumidor
Megacidades metade da população mundial vai viver em grandes cidades... na Ásia ninguém quer um carro...
Regulação apertada da categoria
Sustentabilidade vai ser o valor mais Premium em um futuro breve...
Tem trabalhado e conseguido resultados em ajudar a economizar combustível e aumentar performance...
Mini e eles são a melhor performance/consumo comparado com os concorrentes...
Eles são os líderes em auto Premium.
Como vai ser o futuro da companhia?
Motores? Tecnologia de combustível?
Projeto i – o carro do futuro...
Chassi feito de alumínio
Carroceria de fibra de carbono.
Pra compensar o peso da bateria.
O tempinho de fazer foguete no IAE em 78 e 79.
Conectividade pra eles também é importante...
Urbanização vai levar a outras sinapses de gente pra cá e pra lá...
Como conectar os vários meios de transporte que vão existir?
Eles estão pensando nisso...
Retail innovation showcase: trends and case studies
A special presentation drawn from the annual study of retail innovation by the business alliance Ebeltoft.
Presented by
Fabrizio Valente, Chairman, Kiki Lab , Italy & Founder Member, Ebeltoft
Panellists:
Paolo Lucchetta, Founder, Retail Design
Oscar Farinetti, Founder & Creator, Eataly
Gianni Baylo, Senior Vice President & Art Director National Geographic Stores
Francesco Pietrangeli, Marketing Manager, Pirelli Tyre
Tendências em inovação
Price is hot
Groupon
A oferta só vale se tiver um número mínimo de compradores
Quem ta interessado agita o grupo de amigos pedindo para todo mundo comprar
A oferta fica localizada num local – a tal da Glocalização
Groupon tem 10 milhões de seguidores
Yahoo ofereceu 3 bi para comprá-los
High quality, low snobbery
Menos gente quer mostrar luxo, mas quer qualidade e experiência, mas nada de luxo, coisa leve...
Recipease
Jamie, o chef
Inovação difícil de definir
Pode-se comprar comida preparada, coisas da cozinha,
Pro-client efficiency
Tempo é crucial
Ser simples e claro é tudo
Apo.take Germany
Farmácia de desconto todo dia
OTC
Eles têm folhetos sobre os remédios
Laxomat Sweden
Restaurante self-service que você pode pegar quando quiser
Liquid Retail
Ser flexível é tudo
Deixa o Cliente comprar do jeito que ele quer
Casino Group Chez Jean
Food
Newspaper
Fast or slow experience
Filhote menor Hubiz
Glocalism
Identidade global com sotaque local
Alma local
Havaianas no Brasil
Flagship teve que reforçar a cara brasileira então fizeram uma feira dentro da loja
E, claro, o piercing de Havaianas
Greentailing
Must do
Sustentabilidade é urgente
Acabou a história de um dia o mundo vai acabar
Office Depot
3000 green sku – 10%
Cada categoria de produto tem produto sustentável Green
Tudo certificado LEED
Todas as lojas novas terão esse formato Green
Spazio Ambasciatory
Librerie.coop + Eataly – primeiro caso
Replicar atmosfera é tudo...
Harmonia com os Clientes, fornecedores, é tudo
Sustentabilidade
Responsabilidade
Compartilhamento
Origem é fundamental tanto quanto preparação
Eataly produtos simples e bem preparados que educa o Cliente sobre a história da comida
Educar os funcionários é tudo
2 orgasmos: comer e transar
O terceiro é cultura
Transar não podemos cuidar, cuidamos dos outros dois
Paolo Lucchetta Retail Design
O arquiteto da loja acima
National Geographic loja
Gianni Baylo
Eles têm a licença da marca para lojas.
Vivem desde 1888
Inspirar o povo a cuidar do planeta
Só vendem móveis velhos porque novos em 5 anos têm que ser mudados.
Velhos já são velhos.
Agora Pirelli – pneus para motos...
Pneu para moto é uma coisa muito importante para o motociclista
Mas a gente se preocupa com mudar pneu etc?
Ele fez uma loja maravilhosa para troca de pneus. Diablo Rosso.
Mostrou fotos e que tais.
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