terça-feira, 9 de junho de 2009

Eletroeletrônico - o tsunâmi anunciado

O varejo de eletroeletrônico caminha para uma concentração inexorável. No Brasil a concentração se mostra cada vez mais focada em escala e cada vez menos focada em qualidade, melhoria de serviços ou coisa parecida. Afinal é o único segmento de varejo onde a barganha é oficializada.

MERCADO/FILIPINAS

Bastou se chegar a uma loja com o cartão de outra prometendo preço mais baixo que o preço baixa. Incrível, mas rotineiro. Lá fora a concentração matou os incompetentes e forçou os competentes a entregarem serviços nota dez. O Geek Squad da Best Buy é exemplo a ser seguido.

O Grupo Pão de Açúcar, que comprou o Ponto Frio, já se mostrou inábil em reproduzir no Rio a qualidade - relativa mas verdadeira - que consegue em São Paulo. A melhor Sendas no Rio não é comparável ao pior Pão de Açúcar em São Paulo. Essa falta de competência em "viajar" para o Rio tem que ser muito melhor administrada a partir de agora. Uma marca ruim na praça vá lá. Mas uma marca que já está atuando Brasil afora pode prejudicar o residual de reputação que o Pão de Açúcar tem. Como o mercado de eletroeletrônicos verdeamarelo é muito incompetente em entregar qualidade, há oportunidades de se destacar fazendo até muito pouco. A Fast Shop em São Paulo já consegue. Em São Paulo. No Rio ela claudica entre uma empresa com cara de chique mas com atendimento que não corresponde.

Os fabricantes devem estar em polvorosa. Essa palavra era a que minha mãe usava quando a jurupoca piava lá em casa. Arrepiados, apavorados, sei lá como eles estão. Mas a perspectiva é de mais poder do varejo sobre a indústria. O que fazer? Há que se ter coragem. Mas a solução é ir direto ao cliente. Venda direta. Abrir loja da marca. Sei lá.

Ou convencer os varejistas brasileiros que eles vão matar a indústria se continuarem a jogar esse jogo de ou me dá o que eu tô pedindo ou eu te mato.

E o mercado de eletroeletrônicos vai ter que se reconstruir. O tsunâmi vem aí. A dúvida é quando. O governo tem ajudado a adiar mas em algum momento ele vem.

13 comentários:

  1. Oi Edmour,

    Excelente seu post. Realmente o foco é na escala e não na qualidade.

    Escala você faz até em planilha. Qualidade precisa de gente, e como aprendi com você, de gente que gosta de gente.

    Gente que gosta de gente e treinamento, educação parece não estar na prioridade desse pessoal.

    A Fast Shop talvez seja um exemplo, eu acho que a menos pior. Na maioria das vezes é mais fácil achar na web uma explicação do produto do que um ser humano na loja saber te explicar.

    E acho que isso acontece em quase todo tipo de varejo.

    O mercado está precisando mais do Edmour.

    Abração, Miguel

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  2. Polvorosa é pouco do que vai acontecer!!!

    Na mesma semana o PanAmericano (Grupo Silvio Santos) compra a Braspag - Operadora de eCommerce (Pagamentos Online).

    Parabéns pela matéria, "o Tsunâmi" vem ai...

    Abraços,
    LCC

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  3. Por aqui é a mesma coisa. Atendimento ruim, guerra de preços...
    Em experiência recente, na FAST do Salvador Shopping, atendimento muito bom, apresentação de opções de produtos, facilidade no fechamento da venda, explicações sobre garantias...agora passei a preferir a FAST.

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  4. QUERIDO ED ..tsunâmi!!!! COMO CONSUMIDORA CREIO Q ESTOU VIVENDO ALGO SEMELHANTE! IMAGINO VARIOS ,JÁ Q COMPREI VARIAS ONDAS ...GOLPES DE QUALIDADE/ DE FATO COMPREI E PAGUEI POR VARIOS E GRAVES PROBLEMAS ,NAÕ SOLUÇÕES...AGORA PARECE Q VOU TER Q RECORRER JUDICIALMENTE.!..APAVORONTE/VERGONHOSO..E SOU SÓ MAIS UM CLIENTE!!!!!AQUELE ELEMENTO /FOGO /QUE AQUECE A ECONOMIA ..DE QUEM???
    BJS LIDIA
    NAMASTE

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  5. Lídia
    todo mundo sofre...
    com eletroeletrônico e com outros prestadores de serviços para os quais o cliente é um número ou em alguns casos um bandido...
    mas vai melhorar...
    a única coisa garantida é que vai melhorar.

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  6. Edilson
    A Fast é melhor porque é menor, mais focada.
    Benza Deus.
    obrigado pelo comentário.

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  7. Obrigado Luis, vem mais por aí... Bahia indo à Bahia comprando rede lá. e vem mais.

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  8. Miguel
    o pior é que eles não tão precisando de edmour até porque nem adianta... os caras precisam mais é de cuidado com quem cuida do cliente... só isso. mas tudo isso.

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  9. Primeira vez no seu site, e já gostei do que vi!! Parabéns pelo texto visionário, que vou apimentar mais um pouco. A formação de grandes conglomerados, ou seja, redes grandes incorporando as menores para ficar gigantes, é uma afronta às indústrias. Nos supermercados, a indústria não tem a menor condição de ganhar uma barganha. Se não estiver satisfeito com as condições e verbas impostas para manter o produto no mix, tá fora! E logo de cara, o custo contratual é muito alto e já descontado sobre todo pedido faturado. Se vc sai de uma rede dessas, sua perda de participação no mercado é enorme, pois são grandes conclomerados.

    Portanto, o leilão de preço ocorre também no âmbito da negociação fornecedor-mercado, e extende-se ao consumidor-lojista.

    As indústrias são reféns de poucas redes supermercadistas e de eletros que impõe condição de ganho unilateral, onde para existir, e se contentar em ganhar pouco, você precisa aceitar as condições comerciais pré-estabelecidas para conseguir vender. É por isso que não sobra dinheiro para investir em publicidade e desenvolvimento, e as marcas com menor mix disponível simplesmente não crescem proporcionalmente à sua qualidade. E com isso o consumidor é obrigado e adquirir produtos que custem pouco, com pouca qualidade. Esse é o caminho que as indústrias teem para conseguir ser competitivas e sobrar algum dinheiro no balanço: fabricar produtos baratos e de baixa qualidade.

    Somado ao mau atendimento, já viciado com a política de vender se tiver o melhor preço... quem paga o pato em todos os quesitos é o consumidor.

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  10. Adriano, obrigado pelo comentário.
    Eu vivi o tempo em que o poder era invertido.
    Acho que quem construiu esse astral de ganha perde foi a indústria.
    Agora ela está pagando o que deve.
    Um dia esse equilíbrio chega.
    Para algumas relações já chegou.
    Vamos esperando.
    Abraço grande, obrigado por entrar aqui.

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  11. Grande Edmur! Gostei de encontrá-lo na WEB.

    Grande Abraço!

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  12. Antonio
    to meio pausado mas já já volto.
    abraço

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  13. Ola Edmur , como vai aqui eh o Emerson dos tempos da "folia Moda infantil" rsrsrs tudo bem???
    Olha te escrevo para dizer que meu e-mail agora eh darquefilmes@yahoo.com.br, tem um "s" no filme
    Grande abraço e sucesso pra vc.Parabens pelo seu blog.

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