O ambiente das empresas não tem nada a ver com a verdadeira razão pela qual ela deveria ter sido criada que é a famosa, mas não praticada, razão social. As empresas deveriam existir para garantir que quem trabalha nelas tivesse orgulho de trabalhar e produzir porque acharam que vale a pena. Não porque são mandados, mas porque se sentem tão bem que retribuem com muito carinho e suor. Mas não é assim. O fim – sem querer fazer trocadilho – das empresas de ½ ambiente é lucro, resultado e retorno rápido de investimento. Nesse “mindset” como a galera adora dizer, todos acabam dirigindo seus julgamentos e esforços no lucro pelo lucro: o que vale é o dinheiro e o resto que se exploda. Isso cria 1/2 ambiente de verdade. Não inteiro. Todo mundo então parte para os controles, controles, controles, controles. Controle pra ver se a pessoa gerou o número que devia. Não ações de ajudar as pessoas a quererem fazer o número. Os líderes de ½ ambiente não confiam que as pessoas possam ter vontade própria, auto-gestão. Então se põem a mandar, mandar, mandar.
Como resolver isso? Aí começam os paliativos, os modismos para tentar resolver o problema. Ao invés de se encarar de frente, com liderança de verdade, começa-se a dar voltas, usar subterfúgios para tentar melhorar os indicadores. Para medir os indicadores: pesquisa de clima de empresa. Que cá pra nós é a tentativa mais furada de melhorar. Me engana that I like total. Os caras respondem a uma pesquisa de um jeito que mascara a verdade dos fatos. Claro, sempre se tira alguma conclusão: o departamento A tem clima melhor que o B. Criam-se indicadores. Números para falar de sentimentos. E ao final, cada pecador, para pagar a má ação que gerou o clima ruim, tem que cumprir a penitência de olhar para os números da pesquisa de clima e ajoelhar. A grande verdade é que clima na empresa não se mede por indicadores, e não se conserta com pesquisa. Ele é retratado por sorrisos verdadeiros, olhos que brilham e gente que elogia generosamente a empresa onde trabalha para as pessoas mais íntimas. E melhorado com liderança de verdade. Gente que gosta de gente mesmo quando as pessoas tenham problema. Esse é o componente fundamental de Ecologia Empresarial. Que por sua vez é a ciência que prega que quem gera lucro é gente. E se gente não for respeitada e bem tratada quando merecer, muda de emprego, atende mal, trata mal o colega, não tem ideias jamais, rouba, não duvide, rouba. Como diria nosso nobre parlamentar: tá se lixando. Você é um bom líder? Ou ½ líder? Faça a sua pesquisa de clima de verdade. Pergunte para um cara da sua equipe que você respeita e aprenda com ele a melhorar. Se ele o elogiar, parabéns. Se ele o criticar, aprenda. Depois pergunte para o outro, o outro, o outro. Ao final você vai ser um ser melhor.
Comece agora. Já!
Muito sacado esse lance do 1/2 ambiente na empresa, na familia e na vida.
ResponderExcluirDe novo voltamos para o ouvir e falar. Duas coisas que a ausência matam as relações e conexões. A falta de perguntar,espaço para ouvir e a falta de falar também.
As pessoas desanimam pela falta de feedback, mais do que um feedback ruim.
Outro dia conversei com um gerente de uma grande corporação e ele me disse o quanto era horrivel esperar até o final do ano para ouvir um feedback. Se tivesse sido dado antes ele já teria melhorado antes e os resultados poderiam ser tão diferentes.
Falta o que para se fazer isso no dia a dia? Coragem ou dar importância?
Se ouço, o que faço a partir disso?
Se falo o que penso...como pode ser a reação do outro?
Coragem ou importância ??
ficou lindo o barrado lá em cima . Amei !!
ResponderExcluiré isso...
ResponderExcluirquem não faz nada 1/2 quem faz tudo inteiro, íntegro, integrado.
beijo
Mariana e a Niramekko.
ResponderExcluirela vai fazer um procê já já.
fala com ela.
beijo
Edmour e Equipe, Venho tentando ser um lider,e trabalhado muito com a equipe,todos os conceitos que a Ponto de Referencia usa,com principios focados nas pessoas,na atenção,no carinho,na busca pelas soluções reais das necessidades dos nossos clientes.Eu sempre uso um exemplo para eles,que temos que entrevistar um cliente,como se fossemos um medico,saber de todas as suas dores,problemas,sintomas,para podermos receitar o remedio mais adequado.E isso tem nos dado um resultado muito positivo,tanto de trabalho em equipe como de feedback de clientes,que elogiam muita a nossa forma de trabalho.Então eu acredito como vcs que é a única forma de se ter resultados duradouros,concretos e contagiantes,é olhar o ser humano,como um ser humano e não como um negócio,e os resultados serão somente uma consequência desta filosofia de trabalho.
ResponderExcluirObrigado por nos proporcionar sempre novas ideias,e nos manter sempre atualizados com novidades.
Abraços de toda Equipe
Elton,Neusa,Eliane,Larissa,Eduardo,Fabiana.
Edmour e Equipe,
ResponderExcluirDesde que conheci a Ponto de Referência,comecei a trabalhar a equipe dentro desta filosofia,de valorização das pessoas,dos feedback positivos ou elogios,da busca real da necessidade do nosso cliente.Eu sempre falo para eles que nós temos que atender o nosso cliente como se fossemos um médico.Tentar descobrir todos os seus anseios,suas angustia,seus sintomas .para podermos receitar o melhor medicamento ou a melhor solução.E isso tem trazido um resultado muito positivo,tanto com o trabalho em equipe como com os clientes,que elogiam muito a nossa forma de trabalho.E eu acho que é isso,a essencia de tudo está na valorização das pessoas,na troca,no carinho,na atenção e na dedicação,no que podemos fazer para deixar o outro mais feliz,mais realizado dentro das suas expectativas.
Obrigado a Ponto de referencia por nos manter sempre atualizados,e com novas ideias.
Abraços de toda Equipe Formatto
Elton,Eliane,Eduardo,Fabiana,Larissa,Neusa.
Gostei.
ResponderExcluirDo artigo 1/2 ambiente.
E do comentário da Mônica Pontalti.
Muita honra vc entrar aqui.
ResponderExcluirBom que vc gostou.
A gente tenta caprichar. E a Mônica é uma das melhores sparring que encontrei pela vida.
beijo
Que honra ter vc aqui Elton.
ResponderExcluirMuito obrigado pelas palavras.
Conta com a gente.
Sempre.
Pra qualquer coisa.
Abraço grande
ED....ADOREI /MARAVILHA VC E SUA EQUIPE ATENTOS A ESSES ASPECTOS. QDO VC CITA :A NAÕ CONFIANÇA DOS LIDERES NA VONTADE PP/AUTO-GESTAÇÃO DAS PESSOAS...
ResponderExcluirIMAGINO Q NESSE PONTO O PROCESSO DE MARGINALIZAÇAÕ DO OUTRO É DISPARADO E MULTIPLICAM -SE OS CONTROLES .OBSERVO A REATIVIDADE /COMO SE A VONTADE PP DO OUTRO FOSSE UMA AMEAÇA A REALIZAÇAÕ E NA VERDADE ,ACREDITO SER O UNICO JEITO DE SE PERCEBER COMO OUTRO FUNCIONA . ASSIM ,PODER DISPARAR A OTIMIZAÇAÕ E APRIMORAMENTO DE SEUS RECURSOS JUNTO A META.DESSA MANEIRA, CULTURALMENTE ,SE INSTALARIA A DINAMICA DE INCLUÇAÔ E NAÕ A, FREQUENTEMENTE ,AFERIDA DE EXCLUSAÕ,QUE INFELIZMENTE ANULA , NA MAIORIA ,A VONTADE DE SER MELHOR.....
é isso Lídia. as pessoas trabalham com as outras mas não acham que as outras vão fazer as coisas por vontade própria.
ResponderExcluirexcluídas presentes... meio doido mas é assim.
a era da lideraça. a liderança pela ameaça.
ED....ADOREI /MARAVILHA VC E SUA EQUIPE ATENTOS A ESSES ASPECTOS. QDO VC CITA :A NAÕ CONFIANÇA DOS LIDERES NA VONTADE PP/AUTO-GESTAÕ DAS PESSOAS.....
ResponderExcluirIMAGINO Q NESSE PONTO O PROCESSO DE MARGINALIZAÇAÕ DO OUTRO É DISPARADO E MULTIPLICAM -SE OS CONTROLES .OBSERVO A REATIVIDADE /COMO SE A VONTADE PP DO OUTRO FOSSE UMA AMEAÇA A REALIZAÇAÕ E NA VERDADE ,ACREDITO SER ,O UNICO JEITO DE SE PERCEBER COMO OUTRO FUNCIONA . ASSIM ,PODER DISPARAR A OTIMIZAÇAÕ E APRIMORAMENTO DE SEUS RECURSOS JUNTO A META.DESSA MANEIRA, CULTURALMENTE ,SE INSTALARIA A DINAMICA DE INCLUSAÕ E NAÕ A FREQUENTEMENTE AFERIDA DE EXCLUSAÕ,QUE INFELIZMENTE ANULA , NA MAIORIA ,A VONTADE DE SER MELHOR.....GRATA/...PARABENS /SUCESSO/BJS LIDIA/NAMASTE
Muito bom o artigo!!!!
ResponderExcluirAparecida
ResponderExcluirObrigado pelo elogio.
Beijão