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quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Pra esse pessoal de fundos de investimento que acha que investir em varejo é o mesmo que nas empresas convencionais, um papo do Warren Buffett num relatório anual de 1995 da BERKSHIRE HATHAWAY INC.se eu não me engano serve como alerta. Eles, com certeza, não leram... Varejo é um negócio difícil. Durante minha carreira, eu testemunhei diversos varejistas com crescimento e retorno sensacionais por um período, e subitamente despencar, frequentemente até a falência. Este fenômeno de estrela cadente é muito mais comum no varejo do que na indústria ou no ramo de serviços. Em parte, isso se dá porque o varejista precisar permanecer esperto, dia após dia. A concorrência está sempre copiando e superando o que quer que você faça. Ao mesmo tempo os clientes são induzidos de toda forma concebível a experimentar uma infinidade de lojistas. No varejo, inércia é fracasso certo. Ao contrário do varejo em que você tem que estar esperto todo dia, existe o negócio em que você pode ser esperto só uma vez. Por exemplo, se você foi esperto o suficiente para comprar uma rede de TV no começo, você poderia colocar um sobrinho ausente e retrógrado para tocar a empresa, que ela iria bem por décadas. Você se sairia muito melhor, é claro, se contratasse o bam bam bam da área, mas você ainda estaria confortavelmente no azul sem ele. Para um varejista, contratar o sobrinho incompetente seria uma passagem sem volta para a falência. Pensem mais antes de comprar um negócio de varejo e colocar um executivo comum para liderar... não vai rolar...
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